Debates

Parlamentar Britânico ou British Parliamentary é o modelo de debates mais utilizado nas atuais competições mundiais por ser o modelo adotado pelo World Universities Debating Championship (WUDC). Da mesma maneira, esse é o modelo que a Sociedade de Debates da UFSC utiliza em seus treinos e capacitações. Mas afinal, como ele funciona?

Esse estilo de debate é composto por quatro duplas, duas de governo e duas de oposição, as quais devem defender (quando governo) ou se opor (quando oposição) à uma determinada moção, que nada mais é do que uma frase acerca de um tema do qual o debate irá girar em torno. Geralmente, ela é apresentada em um formato padrão, começando com Esta Casa…, por exemplo: “Esta Casa proibiria a possibilidade de reeleição para os cargos do poder executivo”.

Após liberada a moção, são contados quinze minutos de preptime (tempo de preparação) para as duplas. Em seguida, cada um dos debatedores possui sete minutos para realizar seu discurso. Entre o primeiro e o sexto minuto de cada fala, as bancadas opositoras podem pedir pontos de informação (POI), que quando concedidos garantem até quinze segundos de fala acerca daquilo que está sendo posto. Os POI podem vir em forma de comentários, perguntas, afirmações ou esclarecimentos.

Os discursos acontecem de forma intercalada, em razão do posicionamento adotado pelas duplas em relação à moção. Assim, o debate sempre inicia com o Primeiro Governo, e é seguido pela Primeira OposiçãoSegundo Governo e, por fim, Segunda Oposição. Cada posição de debatedor possui uma determinada função, o que auxilia os adjudicadores (juízes) da partida a diferenciar cada discurso de maneira mais fácil. Na tabela a seguir consta a ordem e os nomes de cada debatedor durante a rodada.

OrdemPosição (Dupla)Função
Defesa (1ª Dupla)Primeiro Ministro
Oposição (1ª Dupla)Líder da Oposição
Defesa (1ª Dupla)Adjunto do Primeiro Ministro
Oposição (1ª Dupla)Adjunto do Líder da Oposição
Defesa (2ª Dupla)Extensão do Governo
Oposição (2ª Dupla)Extensão da Oposição
Defesa (2ª Dupla)Whip do Governo
Oposição (2ª Dupla)Whip da Oposição


É importante notar que as duplas não só disputam a melhor posição contra as opositoras, mas também contra a sua bancada aliada, tentando, da melhor forma, convencer os adjudicadores com seus argumentos e suas estratégias de combate. Assim que encerrado o debate, a mesa adjudicadora, composta pelo Chair, juiz mais experiente e condutor, e por um ou mais Wings, reúnem-se para avaliar o desempenho das duplas e, posteriormente, divulgar o resultado da rodada, justificando as colocações de modo comparativo. Dessa forma, são possíveis em um determinado debate quatro posições, já que as duplas são julgadas conjuntamente.

Para mais informações acerca de como funciona o modelo de debates atual, visite o Instituto Brasileiro de Debates (IBD).

Traduzir
Skip to content