Institucional

A Sociedade de Debates da Universidade Federal de Santa Catarina é uma equipe de competição e um projeto de extensão criado dentro do curso de Direito da UFSC no ano de 2014, sendo assim a primeira do sul do país e uma das primeiras sociedades de debate do Brasil.

A SdDUFSC iniciou suas atividades de extensão por meio da realização semanal de debates-treino (DT’s), atividades abertas à comunidade acadêmica e à sociedade civil que tinham por objetivo promover a prática de argumentação e oratória através do debate competitivo. Igualmente, realizamos cursos, workshops, palestras e capacitações externas, bem como incentivamos a fundação de outras sociedades de debate, tudo com o fim de desenvolver habilidades como raciocínio lógico, técnica argumentativa e senso crítico. Paralelamente, o projeto capacita e treina seus integrantes para a participação em campeonatos e torneios de debates, seja em âmbito regional, nacional ou internacional. 

Internamente, o projeto se estrutura em quatro diretorias, lideradas pela Presidência (PR), quais sejam a Gestão de Pessoas (DGEP), o Marketing (DMKT), a Extensão (DEXT) e a Competição (DCOM) — com sua Coordenadoria de Capacitações (CCAP). A rotina de atividades realizada pelo projeto, para além da participação em campeonatos, eventos e encontros extraordinários, se materializa em encontros todas as terças à noite e sábados pela manhã, momentos em que são organizadas tarefas, realizadas capacitações, debates-treino, etc.

Desde sua criação e consolidação, a SdDUFSC envia, com apoio da Universidade, delegações para representá-la em campeonatos de debates, ocasiões que não somente capacitaram seus debatedores e juízes como renderam títulos e conquistas, como por exemplo a vitória no Campeonato Brasileiro de Debates, em 2017.

Conheça de maneira mais aprofundada a SdDUFSC acessando abaixo o regimento interno da SdDUFSC.

Traduzir
Skip to content