Diretorias
A Presidência (PR) da Sociedade de Debates da UFSC é responsável pela gestão geral do projeto, tanto a nível operacional interno, como também no tocante às relações externas com instituições e outras sociedades que compõem o movimento de debates brasileiro e internacional. A Presidência, portanto, possui papel essencial à manutenção da SdDUFSC.
Cabe à PR liderar o processo de elaboração e cumprimento do planejamento estratégico interno, supervisionando os demais membros e, também, os trabalhos das Diretorias. Assim, a articulação realizada pela Presidência possibilita o desenvolvimento das atividades de forma integrada.
Ainda, a PR é a principal atribuída por estabelecer e manter parcerias e projetos estratégicos com instituições e parceiros externos. Destarte, compete à Presidência representar legalmente a Sociedade de Debates da UFSC em todos os atos necessários, bem como no âmbito de administração dos recursos financeiros.
A Diretoria de Gestão de Pessoas (DGEP) da Sociedade de Debates da UFSC é responsável pelo acompanhamento direto de integrantes, gerindo o capital humano dentro do projeto. Nesse sentido, busca-se estar sempre a par das necessidades, dificuldades e motivações de cada membro, através de conversas, recebimento e entrega de feedbacks e observação dos membros de forma individualizada.
Além disso, a DGEP é a principal responsável pela organização de nosso processo seletivo para a entrada de novos membros, o qual ocorre uma vez a cada semestre, bem como pelo acompanhamento dos novos integrantes (aspirantes) ao longo de seu primeiro semestre na SdDUFSC.
A DGEP também possui o importante papel de promover a integração entre os membros do projeto, através de atividades de socialização, buscando, de modo geral, uma maior harmonia e coesão no grupo.
A Diretoria de Marketing (DMKT) da Sociedade de Debates da UFSC é responsável por realizar a divulgação dos eventos e atividades que seus integrantes participam e gerir as diversas redes sociais do projeto.
A partir da alimentação de todos os canais de comunicação do projeto com conteúdo novo de maneira planejada e periódica, a DMKT busca aumentar a visibilidade do projeto dentro e fora da UFSC e também tornar amplo o conhecimento do público acerca do movimento de debates. Atualmente, as páginas no Facebook e no Instagram, o canal no YouTube e o site do projeto — tanto sua estrutura como conteúdos específicos — estão sob responsabilidade da Diretoria.
Além disso, a DMKT também é desenvolve e resguarda a Identidade Visual da SdDUFSC, criando e distribuindo materiais de uso público para que a marca do projeto seja bem utilizada em todos os meios de comunicação possíveis, reforçando a importância e relevância da SdDUFSC no cenário brasileiro e internacional de debate competitivo.
A Diretoria de Extensão (DEXT) da Sociedade de Debates da UFSC surgiu como um esforço coletivo que busca transbordar o conhecimento advindo do movimento de debates competitivos. Dada a realidade que está inserida possui alguns ônus inerentes inclusive ao próprio modelo de debate competitivo.
Dentre os primeiros trabalhos realizados está a realização de debates-treino (DT’s), que possibilitam à comunidade um espaço de discussão de temas relevantes à sociedade. Foram mais de 100 eventos do tipo ao longo de dois anos.
A DEXT também é responsável dentro do projeto por organizar as parcerias com outras entidades universitárias e, consequentemente, promovendo uma troca de conhecimentos dentro da comunidade acadêmica.
A Diretoria de Competição (DCOM) da Sociedade de Debates da UFSC é responsável por fazer a organização de debates-treino semanais, torneios internos, campeonatos — seja de maneira individual, como o Campeonato Catarinense de Debates (CCD), ou em parceria com outras sociedades — entre outros.
A DCOM possui também uma Coordenadoria de Capacitações (CCAP), que por meio de encontros quinzenais, realiza capacitações acerca do British Parlamentary — modelo adotado pelo projeto — e também relatorias sobre os mais diversos assuntos, visando a qualificação dos membros acerca de temas que possam surgir em um debate.
A Diretoria também é responsável por fazer o acompanhamento do desempenho dos integrantes (seja em campeonatos ou em debates-treino) através do sistema de pontuação de Speaker Points, promovendo assim a manter um nível qualitativo de debate sempre alto. Ademais, a DCOM é responsável por realizar a seleção de delegações que competem nos mais importantes campeonatos que se dão no decorrer do ano, como o Campeonato Brasileiro de Debates — do Instituto Brasileiro de Debates (IBD).
A Coordenadoria de capacitações é uma área dentro da Diretoria de competições na qual realizamos o acompanhamento da capacitação de nossos membros, garantindo o constante avanço do nível competitivo de nossos debatedores, desde a introdução dos primeiros passos para debater no modelo parlamentar, até conceitos técnicos avançados de debate e tamáticas relevantes para o debate competitivo.