O Debate Competitivo
O modelo de debate competitivo adotado pela SdDUFSC é modelo Parlamentar Britânico de debate, no qual quatro duplas debatem sobre uma moção, cabendo às duas duplas a função da defesa e às outras duas, de oposição ao tema.
As posições são sorteadas (nesse sentido, os discursos não necessariamente correspondem ao que aquele debatedor acredita sobre o tema) e, após o tempo de quinze minutos disponibilizado para a preparação, sem poder consultar nenhum tipo de material, cada debatedor tem sete minutos para a exposição de seus argumentos, sendo as falas da defesa alternadas com a da oposição. Os debatedores competem em duplas, e as colocações finais do debate se dão na ordem de quem melhor apresentar um caso para o tema proposto.
O modelo British Parliamentary surgiu em meados do século XIX, em Liverpool, na Inglaterra e atualmente é o modelo de debate competitivo mais comum. Nos países em que é utilizado, ocorre o English-Speaking Union Schools Mace, um torneio de debates fundado em 1957 e que ocorre até hoje, na sua 58º edição, bem como o World Universities Debating Championship, o maior torneio universitário de debates do mundo.